quinta-feira, 19 de abril de 2012

Prato feito para os indigestos

Há quem critique o senador Cássio Cunha Lima por algumas ações do governo estadual. Os créditos dos acertos, no entanto, são todos do governador.

Tolice. O governo é de Ricardo Coutinho e ele deixou bem claro, na solenidade de posse da nova equipe, no domingo de páscoa, que ele se responsabiliza por todos os erros e acertos, inclusive os indiretos (aliás, como já disse aqui neste espaço, achei louvável essa postura, o oposto da covardia lulista).

É tática da oposição provocar o senador tucano para questões conflitantes entre os dois estilos de governar. Cássio emprestou seu apoio a Ricardo, continua a apoiá-lo e, na minha humilde opinião, acho que essa aliança ainda vai muito longe, porque os dois sabem que, juntos, poderão governar a Paraíba por longo tempo. Ainda que nem sempre suas opiniões coincidam.

Como se diz por aí, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Uma coisa é Ricardo, outra coisa é Cássio, mas a junção dos dois é uma receita que está dando certo. Ok, é preciso temperar um pouquinho aqui, um pouquinho ali, aumentar o sal acolá... mas nada que comprometa o resultado final da mistura. Cássio respeita as decisões do governo, em algumas questões pontuais até tomaria atitude diferente, mas nem por isso interpreta fatos isolados como provocação. Cada um tem sua maneira de fazer política. Os espaços estão bem definidos, os limites traçados, é cada um no seu quadrado, mas se ajudando mutuamente.

Cássio disse a um programa de TV que não é “pitaqueiro” do governo. Portanto, nem adianta a oposição cobrar essa posição do senador. Não vai colar. Nem ele se prestaria a isso, nem Ricardo aceitaria. Ponto.

O que incomoda a oposição é que essa receita, com ingredientes às vezes aparentemente incompatíveis, tem fermentado na medida certa, sem queimar o bolo. Enquanto uns apostam que essa aliança não vinga por muito tempo, outros acreditam que o jantar já está quase servido: será Ricardo candidato à reeleição com apoio de Cássio, e Cássio, depois, candidato ao governo com apoio de Ricardo. Para desespero dos indigestos.

Nenhum comentário: