quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

É muita cavilação desses esquerdistas

Era uma vez um Estado em que a política praticada era – e ainda é - muito complicada. Ou seria hilariante?
O lado complicado: agradar a todos os que estão num mesmo arco de alianças e não aceitam adesões consideradas no mínimo esquisitas. Somar, sem dividir prejuízos pontuais. É complicado mesmo.
O lado hilariante: o partido X se coliga com Y lá na cidade de Corococó, mas nem de longe aceita repetir a composição na capital desse Estado. Oxi! Por que uma mesma aliança é aceitável – e até estimulada – lá no interior e demonizada na capital? Coisa engraçada, essa...
Nesse Estado, onde se observam as mais esdrúxulas composições de partidos nos diversos municípios, os bastidores da política pegam fogo com a disputa de 2010.
O tal Estado – a Paraíba – parece ter um clima favorável ao desenvolvimento de uma doença entre os políticos chamada “cavilação”, que ao mesmo tempo complica as relações e torna engraçadíssima a cena política. Assim, tudo ao mesmo tempo. Pra rir ou chorar.
Teve um comunista, com emprego no governo estadual, que considerou a aliança PSB-DEM em João Pessoa “um casamento de cobra e lagartixa”. Eu pergunto: e nos outros 16 municípios é diferente? E se é igual, por que não se manifestou antes, exigindo um “divórcio”?
Cavilação é o nome que se dá a esses arroubos, a exemplo do que também fez o deputado Luiz Couto. Cada vez mais isolado, Couto não entende como forças ditas progressistas passam a ser aliadas de forças consideradas retrógradas (por quem, mesmo?). Mas também esquece que o seu partido se aliou ao DEM em 25 municípios e com o PSDB em outros 27 (esses dados eu “chupei” do amigo Giovanni Meireles). Não é hilariante?
Minha gente, vamos deixar de cavilação.

4 comentários:

Livre Pensar disse...

Gisa, são tudo farinha do mesmo saco. Esse pessoal nunca foi de esquerda. Tinham discurso de esquerda por que era mais conveniente. Pois quem é de esquerda não se submete a isso.
um abraço,
Ivaldo Gomes

zizo mamede disse...

Gisa Veiga, não é forçar a barra comparar uma coligação com o DEM no pequeno município de Riachão do Poço com coligações de âmbito nacional, onde os grandes problemas e rumos do país estão em jogo? A nossa prioridade número 1 é a eleição de Dilma Presidente para o Brasil avançar no projeto de desenvolvimento humano que o Governo Lula e o povo brasileiro estão construindo. O DEM é contra o projeto nacional do PT. O PMDB é pior ainda porque ao mesmo tempo que é governista chantageia o Governo. Que cavilação há em contrapor-se tanto ao DEM como ao PMDB?

Wellington disse...

Lula está coligado com PP,PL,PR, PTB, gente da antiga Arena como Delfin Neto e Ciro Gomes. Isto é coerência? Porque Lula pode e Ricardo não?

Wellington disse...

Estou no twitter http://twitte.com/wellingtonmoura